sábado, 1 de janeiro de 2011

Estimulação motora


   Abaixo segue uma amostra do atendimento que a Marina recebe da fisioterapeuta Patrícia Filter, que vem desenvolvendo o trabalho de estimulação motora da pitoquinha.
    Alguém poderia perguntar: mas ela só tinha catarata, então por que estimulação motora? Por dois motivos. Primeiro porque ela nasceu prematura, e prematuros tem predisposição a atrasar o desenvolvimento motor observado naturalmente em bebês a termo. Segundo, e principalmente, porque a baixa visão interfere na curiosidade natural do bebê por buscar, pegar, movimentar-se, de um modo geral. Já vimos isso em "Período crítico de desenvolvimento da visão", texto do mês de nov/2010.


   E já que o desenvolvimento motor está diretamente relacionado à capacidade visual, vamos à ginástica!!!

Marina fazendo alongamento.

Marina aprendendo a levantar com uma ajudinha básica.

Marina exercitando a musculatura da coluna. Olha que pescoço durinho!

2 comentários:

  1. olá .. spu pedagogo e especialista em educ espec. adoro estimulação precoce , lindo seu trabalho adorei parabéns .. sabe que o meu desejo é montar uma sala para estimulação . legal ..sou
    meu e-mail é valneiveloso@hotmail.com

    att
    valnei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns para a Mamãe da Marina, que ao compartilhar suas experiências traz as pessoas a certeza de que não estão sozinhas e que podem fazer algo de bom para laguém ,mesmo estando vivendo uma adversidade.
      Lindo o seu blog!!!
      Estava buscando imagens para exemplificar a estimulação motora para um manual que estou escrevendo para os pais e encontrei seu blog.Estudo desenvolvimento infantil e quero fazer uma lista de orientações para estimulação para os profissionais orientarem os pais nos postos de saúde.Já que muitos não em acesso a tratamentos especializados tão rapidamente.Uma maneira de iniciar o processo mais rapidamente para quem não pode pagar.
      Mais uma vez parabéns!!!
      Soraia Marques
      soraiamm@terra.com.br

      Excluir